Guia do Utente

 
 
 
 

Guia do Utente

 
 
A sua saúde deve ser mantida sob controlo e o ideal é fazer análises ao sangue, uma vez por ano. Isto só é viável, se não for necessário controlar nenhum parâmetro em especial, como o colesterol ou o açúcar no sangue. Como não se faz análises todos os dias, deve ter em conta alguns cuidados, para que os resultados sejam rigorosos e com qualidade.

Algumas análises devem ser feitas em jejum, para que os alimentos ingeridos não interferiram nos resultados. Se lhe pedirem para vir em jejum fazer a colheita, tente tomar a última refeição 12 horas antes. Caso esteja a tomar alguma medicação em jejum, ou seja diabético, pergunte ao seu médico assistente, como proceder.

As análises a efectuar durante a gravidez não necessitam de jejum excepto as Provas de Glicose ou a primeira glicemia determinada na gravidez.

No caso de R.N. e crianças informe-se com o pediatra ou com o laboratório do procedimento.
 
 
 
Evite fazer esforços físicos nas 2 horas que antecedem uma colheita e tente estar calmo, pois o stress altera a concentração de alguns parâmetros. Também deve evitar o café e as bebidas alcoólicas nas 4 horas que antecedem a colheita.

Existem algumas análises que necessitam de preparação prévia, consulte o Folheto de Instruções para Colheitas, ou o Laboratório para se informar dos cuidados a ter antes de as fazer, assim como da forma adequada de recolher a amostra.

A recolha de algumas amostras como por exemplo urina, fezes devem ser efectuadas em recipientes adequados, de modo a termos a certeza que estes recipientes não foram submetidos a nenhum tratamento ou aditivos específicos, que poderiam alterar os resultados das análises.
 
 
 
 
 
 
 

Análises