Guia do Utente

 

Guia do Utente

 
A sua saúde deve ser mantida sob controlo e o ideal é fazer análises ao sangue, uma vez por ano. Isto só é viável, se não for necessário controlar nenhum parâmetro em especial, como o colesterol ou o açúcar no sangue. Como não se faz análises todos os dias, deve ter em conta alguns cuidados, para que os resultados sejam rigorosos e com qualidade.

Algumas análises devem ser feitas em jejum, para que os alimentos ingeridos não interferiram nos resultados. Se lhe pedirem para vir em jejum fazer a colheita, tente tomar a última refeição 12 horas antes. Caso esteja a tomar alguma medicação em jejum, ou seja diabético, pergunte ao seu médico assistente, como proceder.

As análises a efectuar durante a gravidez não necessitam de jejum excepto as Provas de Glicose ou a primeira glicemia determinada na gravidez.

No caso de R.N. e crianças informe-se com o pediatra ou com o laboratório do procedimento.
 
Evite fazer esforços físicos nas 2 horas que antecedem uma colheita e tente estar calmo, pois o stress altera a concentração de alguns parâmetros. Também deve evitar o café e as bebidas alcoólicas nas 4 horas que antecedem a colheita.

Existem algumas análises que necessitam de preparação prévia, consulte o Folheto de Instruções para Colheitas, ou o Laboratório para se informar dos cuidados a ter antes de as fazer, assim como da forma adequada de recolher a amostra.

A recolha de algumas amostras como por exemplo urina, fezes devem ser efectuadas em recipientes adequados, de modo a termos a certeza que estes recipientes não foram submetidos a nenhum tratamento ou aditivos específicos, que poderiam alterar os resultados das análises.
 
 
 

Análises

 
 

ROTINA (colesterol, triglicéridos, glicose, etc)

Manter um jejum de 10 a 12 horas tomando a última refeição cerca das 20 horas do dia anterior à colheita de sangue. Isto é extremamente importante no caso dos lipidos-gorduras (Colesterol, HDL, Triglicerideos, Lipidograma, lipidos totais e fosfolipidos).Não se aplica nos casos de, ser bebé ou criança e se for diabético, consulte o seu médico assistente sobre o jejum a aplicar.

Evite fazer esforços físicos nas 2 horas que antecedem a colheita. Não fume 1 hora antes da colheita.
Não ingerir bebidas alcoólicas, café ou chá nas 4 horas que antecedem a colhei-ta.

Tente fazer a colheita das 08:00 às 11:00 (os valores de referência foram calculados nesse intervalo e existem variações ao longo do dia).

Tente estar calmo antes da colheita, porque o stress altera a concentração de alguns parâmetros a dosear.
 
 
 

PESQUISA DE SANGUE OCULTO (FEZES)

Não é necessária qualquer dieta. Não ingerir bebidas alcoólicas.

Se toma medicação como a Aspirina, anti-inflamatórios e corticoides deve parar de tomá-los dois dias antes do teste. Deve recolher uma pequena porção de fezes (tamanho de meia noz) para um recipiente fornecido pelo laboratório.

A entrega no laboratório deve ser feita no dia da colheita.
 
 
 

ESPERMOGRAMA

É importante que o esperma seja colhido em boas condições de higiene pessoal. Antes da colheita deve tomar duche lavando o pénis com água e sabão.

Sugerimos que faça um período de 3 a 5 dias de abstinência sexual antes da colheita. O esperma deverá ser recolhido, em colector esterilizado.

Após a colheita, o esperma deverá ser entregue no laboratório o mais rápido possível (até 30 minutos), e mantido tanto possível à temperatura do corpo.